Meu primeiro beijo- Antônio barreto
Objetivo:
- Reconhecer texto narrativo.
- Ler e compreender o texto.
- Desenvolver comportamentos leitores.
Recuperar o contexto de produção
Mostrar o livro aos alunos do qual o texto foi retirado. Conversar sobre o título do livro, balada do primeiro amor, perguntar o que significa a palavra balada, e então o que seria balada do primeiro beijo.
Perguntar o que a classe sabe sobre Antonio Barreto.Indague os alunos sobre que obras desse autor eles já leram ou ouviram falar.
Divida a classe em dois grupos que deverão fazer uma busca dos dados biográficos e obras desse autor . Cada grupo ficará responsável por pesquisar cada um desses itens referentes ao escritor. Em data marcada, cada grupo apresenta para a classe as informações coletadas. Peça que confeccionem cartazes para orientar a apresentação. Mantenha todo o material exposto pela sala de aula até a conclusão das atividades .
Antes da leitura
Antecipação do conteúdo do texto:
O que vocês acham que um texto com esse título pode dizer?
Ativação do conhecimento:
Como você descreveria um primeiro beijo apaixonado?
Durante a leitura
Realizar a leitura compartilhada do texto com a classe, durante a leitura, proponha questões que auxiliem a compreensão do texto, fazendo pequenas pausas para que os alunos possam fazer antecipações no texto. Pode-se fazer pausas no seguintes trechos: onde foi o primeiro beijo, com quem você acha que foi, quem é cultura inútil, quem é culta e o professor deve propor essas questões ao longo do texto .
Localizar informações
Solicite aos alunos que localizem as falas dos personagens, quais são as palavras cientificas presentes no texto.
Comparação de informação:
Intertextualidade. Você conhece algum texto parecido com este?
Qual é a ideia básica do texto?
Depois da leitura
Proponha que façam uma síntese da discussão provocada pela leitura e análise do texto.. Peça, ainda, que cada aluno escolha um trecho do conto de que tenha gostado, que o copie caprichosamente numa tira de papel. Embaixo da cópia, escreva uma justificativa para a escolha. Depois, cada aluno lê para os colegas o trecho escolhido e os motivos da escolha. Em seguida, afixa a tira no mural. Ali estará uma síntese das impressões da classe diante do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário