Este blog faz parte de um programa de formação a distância de educadores, que estão sendo capacitados, através do AVA - EFAP, no curso: Melhor Gestão, Melhor ensino. O curso tem como Objetivo ampliar a formação de professores para que possam participar das práticas que envolvem leitura e escrita.

terça-feira, 18 de junho de 2013




Meu primeiro beijo- Antônio barreto


Objetivo:
- Reconhecer texto narrativo.
- Ler e compreender o texto.
- Desenvolver comportamentos leitores.

Recuperar o contexto de produção
          Mostrar  o livro aos alunos do qual o texto foi retirado.  Conversar sobre o título do livro, balada do primeiro amor, perguntar o que significa a palavra balada, e então o que seria balada do primeiro beijo.   
            Perguntar o que a classe sabe sobre Antonio Barreto.Indague os alunos sobre que obras desse autor eles já leram ou ouviram falar.
            Divida a classe em  dois grupos que deverão fazer uma busca dos dados biográficos  e obras desse autor . Cada grupo ficará responsável por pesquisar cada um desses itens referentes ao escritor. Em data marcada, cada grupo apresenta para a classe as informações coletadas. Peça que confeccionem cartazes para orientar a apresentação. Mantenha todo o material exposto pela sala de aula até a conclusão das atividades .
Antes da leitura 
Antecipação do conteúdo do texto:
O que vocês acham que um texto com esse título pode dizer?
 
Ativação do conhecimento:
Como você descreveria um primeiro beijo apaixonado?
Durante a leitura
           Realizar  a leitura compartilhada do texto  com a classe, durante a leitura, proponha questões que auxiliem a compreensão do texto, fazendo pequenas  pausas para que os alunos possam fazer antecipações no texto. Pode-se fazer pausas no seguintes trechos:  onde foi o primeiro beijo, com quem você acha que foi, quem é cultura inútil, quem é culta e o professor deve propor essas questões ao longo do texto .
 Localizar informações
 Solicite aos alunos que localizem as falas dos personagens, quais são as palavras cientificas presentes no texto.
Comparação de informação:
Intertextualidade. Você conhece algum texto parecido com este?

 Qual é a ideia básica do texto?
 
Depois da leitura
    Proponha que façam  uma síntese da discussão provocada pela leitura e análise do texto.. Peça, ainda, que cada aluno escolha um trecho do conto de que tenha gostado, que o copie caprichosamente numa tira de papel. Embaixo da cópia, escreva uma justificativa para a escolha. Depois, cada aluno lê para os colegas o trecho escolhido e os motivos da escolha. Em seguida, afixa a tira no mural. Ali estará uma síntese das impressões da classe diante do texto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário