Situação de aprendizagem “Avestruz” Mário Prata
HABILIDADES
Espera-se que, tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situação de aprendizagem orientada por projetos de escrita e centradas em crônicas, contos; os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
- Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas;
- Analisar a norma padrão em funcionamento no texto;
- Posicionar-se como agente de ações que contribuem para a sua formação com leitor, escritor e ator em uma dada realidade.
Nessa situação de aprendizagem serão trabalhadas, em primeiro lugar, as seguintes capacidades de leitura: compreensão, ativação de conhecimentos prévios, checagem de hipóteses, inferência, ativação do conhecimento de mundo.
Já em relação capacidade de escrita: mobilizar no texto produzido os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais da tipologia textual em questão, coesão e coerência - organizar o texto de forma lógica, demonstrando conhecimentos dos elementos coesivos lingüísticos e textuais necessários para a construção coerente do texto.
ESTRATÉGIAS
1º) MOMENTO: Apresentar aos alunos o título do texto que deverá ser lido pela classe, “AVESTRUZ”, falar que o autor é Mário Prata, mas que antes vamos conhecer sua biografia, como também pesquisar sobre outras obras do autor.
Biografia
Mario Prata é um escritor, dramaturgo, jornalista e cronista brasileiro. É natural de Uberaba, Minas Gerais, mas viveu boa parte da infância e adolescência em Lins, interior de São Paulo. Em mais de 50 anos de escrita, tem no currículo 3 mil crônicas e cerca de 80 títulos, entre romances, livros de contos, roteiros e peças teatrais. Na carreira, recebeu 18 prêmios nacionais e estrangeiros, com obras reconhecidas no cinema, literatura, teatro e televisão.
LITERATURA – Sua estreia na literatura foi em 1969, com o texto O Morto que Morreu de Rir. Em 1987, a premiada peça teatral Besame Mucho foi lançada em livro. Explorando gêneros, escreveu e participou de dez coletâneas literárias e da coleção Quem Conta um Conto, projeto adotado em escolas, com organização do professor Samir Curi Meserani. De 1970 a 1987, Mario Prata também escreveu e participou de cinco publicações para o público infantil.
Na década de 90, o autor lançou os seguintes livros para o público adulto: Schifaizfavoire (1993), James Lins, o Playboy que (não) deu certo (1994), Filho é Bom, Mas Dura Muito (1995), Mas Será o Benedito? (1996), Diário de um Magro
Localização de informações, comparação de informações e generalizações.
Leitura compartilhada feita pelo professor que tem como objetivo:
· Explorar as expressões, a pontuação;
· Ativar conhecimentos prévios em relação ao texto.
· Trabalhar os seguintes elementos da narrativa: personagem, tempo e espaço.
2º MOMENTO: Perguntar a eles sobre o que imaginam que um texto denominado “Avestruz” pode se referir. Perguntar se conhecem esta ave. E finalmente apresentar o texto. Dessa forma, estaremos articulando os conhecimentos prévios relacionados ao tema do texto em estudo.
Leitura do texto: Avestruz Mário Prata
3º MOMENTO:
-Fazer leitura compartilhada e individual do texto
-Promover discussão oral sobre a leitura;
-Desenvolver atividades para reconhecer a estrutura do gênero narrativa crônica;
4º momento: Propor aos alunos leitura das Crônicas de Luís Fernando Veríssimo. Salientar o estilo do autor. E por fim a professora levará o texto “Foto”, também do mesmo autor. Dessa forma espera-se que o aluno se familiarize com o gênero estudado, crônica.
5º Momento: Propor intertextualização com a poesia de Vinícius de Moraes. Como seria uma crônica que envolvesse este animal?
O Peru
Glu! Glu! Glu!
Abram alas pro Peru!
O Peru foi a passeio
Pensando que era pavão
Tico-tico riu-se tanto
Que morreu de congestão.
O Peru dança de roda
Numa roda de carvão
Quando acaba fica tonto
De quase cair no chão.
O Peru se viu um dia
Nas águas do ribeirão
Foi-se olhando foi dizendo
Que beleza de pavão!
Glu! Glu! Glu!
Glu! Glu! Glu!
Abram alas pro Peru
1º) Observe o sentido das palavras que os dois textos apresentam para se referirem aos animais – avestruz e peru e escreva que aspectos apresentam aos dois, positivo ou negativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário