Este blog faz parte de um programa de formação a distância de educadores, que estão sendo capacitados, através do AVA - EFAP, no curso: Melhor Gestão, Melhor ensino. O curso tem como Objetivo ampliar a formação de professores para que possam participar das práticas que envolvem leitura e escrita.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Situação de aprendizagem com o texto “Pausa” de Moacir Scliar – Foco na leitura e escrita.



Público alvo: alunos do 7º ano
Objetivos:
- Reconhecer o texto narrativo;
- Ler e compreender o texto;
- Desenvolver hábitos de leitura;
- Desenvolver gosto pela leitura;
- Reconhecer a norma padrão.

Espera-se que, os estudantes desenvolvam as seguintes habilidades:
                - Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas;
                - Analisar a norma padrão em funcionamento no texto;
                - Posicionar-se como agente de ações que contribuem para a sua formação com leitor, escritor e ator em uma dada realidade.
Estratégias para antes da leitura

1º Passo: Apresentar aos alunos que o autor do texto que será lido é “Moacir Scliar” e pedir a eles que pesquisem sobre sua biografia para que na próxima aula cada um exponha sua pesquisa numa roda de conversa.
2º Passo: Falar aos alunos que o texto que será lido tem o título de Pausa. Pesquisar no dicionário esta palavra.
l-ANTECIPAÇÃO DO CONTEÚDO DO TEXTO
Perguntar aos alunos:
 O que eles acham que um texto com este título vai dizer?
Estratégias durante a leitura
3º Passo: Entregar apenas uma parte do texto aos alunos:
- Ler até o 7º parágrafo e perguntar-lhes aonde acham que o Personagem Samuel iria.
Após várias hipóteses levantadas, retomar a leitura entregando a outra parte do texto.
- Novamente perguntar-lhes para onde o personagem seguiu.
                3º Passo: Finalmente, entregar a eles a informação para onde seguiu e ler o texto
novamente.
Estratégias após a leitura
ll- Checagem de hipótese
Perguntar aos alunos:
Suas expectativas foram atingidas após a leitura do texto? 
lll-Localização de informação
Em relação ao conflito localize no texto: o início, o desenvolvimento e o final.  

lV- Comparação de informação/ Intertextualidade
Assistir ao filme Clic e perguntar se podemos fazer algumas comparações. Por exemplo:
Samuel do texto “Pausa” queria refugiar-se da família.
No filme o autor também, mas porque tinha outros interesses financeiros, Mas depois se arrependeu porque viu que perdeu parte de sua vida. Em outras palavras podemos usar o ditado “Era feliz e não sabia”.  
V- Recuperação do contexto de produção
Onde o texto “Pausa” foi publicado?
Vl- Apreciação estética
Vocês gostaram da leitura do texto? Como seria um resumo para informar alguém em relação ao texto? E ao filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário